Introdução ao Plano Educacional Individualizado – PEI para alunos com Autismo, Deficiência Intelectual ou quadros associados

PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO – PEI

Introdução ao Plano Educacional Individualizado – PEI para alunos com Autismo, Deficiência Intelectual ou quadros associados

Curso completo por apenas: R$ 1.200,00 R$ 1.000,00 ou em 10x de R$ 114,20

Sobre o curso

Introdução ao Plano Educacional Individualizado – PEI para alunos com Autismo, Deficiência Intelectual ou quadros associados

 

Ministrante: Prof Lucelmo Lacerda

 

Ementa:

Neste curso, serão trabalhados os processos de construção de um Plano Educacional Individualizado – PEI, desde o processo de avaliação, até a implementação e monitoramento, com fundamento nas práticas com melhor evidência disponíveis para isso.

Objetivos:

Preparar o cursista para reconhecer os processos de elaboração de um PEI e o que constitui um PEI de qualidade;

Preparar os cursistas para organizarem a elaboração do PEI de seus alunos;

Apresentar ao cursista o percurso de intervenção do PEI;

Apresentar ao cursista o processo de monitoramento e tomada de decisão do PEI no decorrer de sua implementação.

 

Modalidade do curso: Assíncrono

 

Carga horária: 100h horas

 

Público-alvo: Estudantes e profissionais de Educação, Psicologia e áreas de interesse na Análise do Comportamento aplicada ao Autismo.

 

Período de acesso: 180 dias

 

Módulos e tópicos abordados

Módulo 01 – Introdução ao Autismo e à Deficiência Intelectual - 06/12/2021

§  O que é o TEA e DI

§  Que valor esses diagnósticos possuem para sua escolarização

 

Módulo 02 – Currículo além do acadêmico - 20/12/2021

§  O que são as Habilidades Acadêmicas, Habilidades Desenvolvimentais e Habilidades de Aprendiz

§  Por que e como o currículo deve ir além das Habilidades Acadêmicas

 

Módulo 03 – Como testar uma habilidade - 03/01/2022

§  Mensuração de habilidades

§  Reduzindo fatores de confusão

§  O que é e o valor da linha-de-base

 

Módulo 04 – Como avaliar Habilidades Desenvolvimentais - 17/01/2022

§  Testando os marcos do desenvolvimento

§  Utilizando protocolos

 

Módulo 05 – Como avaliar Habilidades de Aprendiz - 31/01/2022

§  Quais são estas habilidades

§  Como escolher o que avaliar

§  Usando protocolos

 

Módulo 06 – Como avaliar Habilidades Acadêmicas- 14/02/2022

§  Operacionalizando a BNCC

§  Elaborando atividades

 

Módulo 07 – Como elaborar objetivos de curto, médio e longo prazo - 28/02/2022

§  Como selecionar objetivos

§  Critérios para um objetivo bem escrito

 

Módulo 08 – Como elaborar programas de ensino - 14/03/2022

§  Estrutura do programa

§  Elaborando todos os elementos de um programa de ensino

 

Módulo 09 – Como elaborar registros de desempenho de programas de ensino - 28/03/2022

§  O que o registro deve mensurar

§  Como formular e formatar o registro

 

Módulo 10 – Quando ter e o papel do mediador escolar - 11/04/2022

§  Quando o mediador é necessário

§  O papel do mediador escolar

 

Módulo 11 – Supervisionando o mediador escolar - 25/04/2022

§  Quem e como supervisionar

§  O que é e como tomar decisão baseada em dados

 

Formas de avaliação:

Haverá testes em todos os módulos, exigindo-se uma nota a partir de 7. Caso o cursista não atinja a nota,

deverá refazer.

 

Metodologia de ensino:

Haverá explicações conceituais, descritivas e exemplificativas em vídeo, acompanhadas de um texto com o mesmo caráter. As avaliações serão objetivas.

Reunião para dúvidas:

Será realizada uma reunião mensal a partir de Janeiro para tirar dúvidas sobre o curso.

  • Preparar o cursista para reconhecer os processos de elaboração de um PEI e o que constitui um PEI de qualidade;

  • Preparar os cursistas para organizarem a elaboração do PEI de seus alunos;

  • Apresentar ao cursista o percurso de intervenção do PEI;

Conteúdo do curso