Introdução ao Plano Educacional Individualizado – PEI para alunos com Autismo, Deficiência Intelectual ou quadros associados
PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO – PEI

Curso completo por apenas: R$ 1.200,00 R$ 1.000,00 ou em 10x de R$ 114,20
30 dias de garantia. Pagamento 100% seguro.
Sobre o curso
Introdução ao Plano Educacional Individualizado – PEI para alunos com Autismo, Deficiência Intelectual ou quadros associados
Ministrante: Prof Lucelmo Lacerda
Ementa:
Neste curso, serão trabalhados os processos de construção de um Plano Educacional Individualizado – PEI, desde o processo de avaliação, até a implementação e monitoramento, com fundamento nas práticas com melhor evidência disponíveis para isso.
Objetivos:
Preparar o cursista para reconhecer os processos de elaboração de um PEI e o que constitui um PEI de qualidade;
Preparar os cursistas para organizarem a elaboração do PEI de seus alunos;
Apresentar ao cursista o percurso de intervenção do PEI;
Apresentar ao cursista o processo de monitoramento e tomada de decisão do PEI no decorrer de sua implementação.
Modalidade do curso: Assíncrono
Carga horária: 100h horas
Público-alvo: Estudantes e profissionais de Educação, Psicologia e áreas de interesse na Análise do Comportamento aplicada ao Autismo.
Período de acesso: 180 dias
Módulos e tópicos abordados
Módulo 01 – Introdução ao Autismo e à Deficiência Intelectual - 06/12/2021
§ O que é o TEA e DI
§ Que valor esses diagnósticos possuem para sua escolarização
Módulo 02 – Currículo além do acadêmico - 20/12/2021
§ O que são as Habilidades Acadêmicas, Habilidades Desenvolvimentais e Habilidades de Aprendiz
§ Por que e como o currículo deve ir além das Habilidades Acadêmicas
Módulo 03 – Como testar uma habilidade - 03/01/2022
§ Mensuração de habilidades
§ Reduzindo fatores de confusão
§ O que é e o valor da linha-de-base
Módulo 04 – Como avaliar Habilidades Desenvolvimentais - 17/01/2022
§ Testando os marcos do desenvolvimento
§ Utilizando protocolos
Módulo 05 – Como avaliar Habilidades de Aprendiz - 31/01/2022
§ Quais são estas habilidades
§ Como escolher o que avaliar
§ Usando protocolos
Módulo 06 – Como avaliar Habilidades Acadêmicas- 14/02/2022
§ Operacionalizando a BNCC
§ Elaborando atividades
Módulo 07 – Como elaborar objetivos de curto, médio e longo prazo - 28/02/2022
§ Como selecionar objetivos
§ Critérios para um objetivo bem escrito
Módulo 08 – Como elaborar programas de ensino - 14/03/2022
§ Estrutura do programa
§ Elaborando todos os elementos de um programa de ensino
Módulo 09 – Como elaborar registros de desempenho de programas de ensino - 28/03/2022
§ O que o registro deve mensurar
§ Como formular e formatar o registro
Módulo 10 – Quando ter e o papel do mediador escolar - 11/04/2022
§ Quando o mediador é necessário
§ O papel do mediador escolar
Módulo 11 – Supervisionando o mediador escolar - 25/04/2022
§ Quem e como supervisionar
§ O que é e como tomar decisão baseada em dados
Formas de avaliação:
Haverá testes em todos os módulos, exigindo-se uma nota a partir de 7. Caso o cursista não atinja a nota,
deverá refazer.
Metodologia de ensino:
Haverá explicações conceituais, descritivas e exemplificativas em vídeo, acompanhadas de um texto com o mesmo caráter. As avaliações serão objetivas.
Reunião para dúvidas:
Será realizada uma reunião mensal a partir de Janeiro para tirar dúvidas sobre o curso.
-
Preparar o cursista para reconhecer os processos de elaboração de um PEI e o que constitui um PEI de qualidade;
-
Preparar os cursistas para organizarem a elaboração do PEI de seus alunos;
-
Apresentar ao cursista o percurso de intervenção do PEI;
Conteúdo do curso
-
Veja as aulas pelo aplicativo
-
Plataforma acessível para todos